|
|
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a aviação experimentou um grande salto em popularidade. Surgiram novas tecnologias, materiais , técnicas construtivas e grandes projetos. Um deles, o do Midget Mustang, surgiu em 1948 pelas mãos do Engenheiro Chefe da Piper Aircraft, David Long. Tudo começou na fábrica em Lock Haven, Pensilvânia. Ele projetou um aviãozinho que muito lembrava o grande caça North American P-51, com o qual o utilizava nas corridas nacionais de Cleveland, que dentre outras se tornaram uma febre na época. O seu desempenho era assustador! Com apenas 85 hp produzidos pelo motor Continental C-85-FJ, esse bólido atingia a impressionante velocidade média de 170 mph (274 km/h), dando-lhe excelentes colocações nas corridas em que participava. “Dave” Long se empolgou com seu feito e em 1952 bateu à porta da Schweizer Aircraft, famosa fabricante de helicópteros e planadores.
David Long e um de seus protótipos, em Lock Haven, Pensilvânia
A Schweizer planejava vendê-lo como um avião esportivo de alta performance, mas , quando Long fazia um vôo de teste com um protótipo, aconteceu uma grande fatalidade. Sua cabine encheu-se de fumaça e ele foi obrigado a saltar de pára-quedas . Infelizmente a altura foi insuficiente... Com a morte de Long, a Schweizer abandonou o projeto e os direitos sobre o projeto passaram para Dr. F. Torrey, que em 1959 repassou-os a Robert Bushby.
Midget Mustang Robert Bushby, de posse dos direitos e vendendo plantas do projeto, incorporou uma série de melhorias no Midget, tais como o uso de alumínio Alclad, motorização mais potente, carenagens mais aerodinâmicas , dentre outras. Em 1963 , “Bob” Bushby começou a trabalhar em um modelo biplace baseado no Midget. Na convenção da EAA (Experimental Aircraft Association) em Rockford, 1965, ele o apresentou (de trailer). Já em 1966 o protótipo foi voando para a convenção e foi bem recebido.
O Primeiro Vôo Desde então, Bob o nomeou como Mustang II, e a partir daí começou vendendo somente as plantas. Com o passar dos anos, a venda de kits foi ficando inevitável até que, em 1992, com sua aposentadoria, vendeu os direitos e o ferramental para o jovem Chris Tieman, atual dono da Mustang Aeronautics.
Robert Bushby , Projetista do Mustang II Com o passar dos anos , os próprios construtores refinaram o projeto, inserindo tanques integrais nas asas, tiptanks e o canopy do Thorp T-18, para melhor espaço de cabeça. Os kits atualmente vendidos, os quais reduziram (e muito) o tempo de construção, aumentaram muito a popularidade do Mustang II, sendo que até hoje já foram vendidas mais de 2500 plantas e aproximadamente 400 deles foram completados
|